26 de outubro de 2017 15:38

Filme traz crianças e promove a tolerância

Por Redação

Gerações mais jovens têm menos confiança em outras pessoas se comparadas às gerações anteriores. Este é o insight da momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, por trás da campanha “Dear mom and dad”. A iniciativa é parte da colaboração da momondo com o CISV e o patrocínio ao CISV International Village, que, em julho, reuniu crianças do Brasil, México, França, Espanha, El Salvador, Canadá, Israel, Itália, Estados Unidos, Costa Rica, Dinamarca e Noruega para passar um mês de férias em São Paulo e fazer amizades que atravessam fronteiras.

Com o filme de curta duração “Dear mom and dad”, a momondo reforça a proposta de quebrar barreiras entre as pessoas e tornar o mundo um lugar mais aberto. O vídeo captura o desenvolvimento positivo das crianças durante as férias na vila do CISV. Na chegada ao local, a momondo convidou os pequenos a dividirem seus sentimentos em cartões postais direcionados aos seus pais. Depois de duas semanas, eles foram novamente convidados a escrever, mas desta vez a ideia era mostrar como o entendimento que tinham sobre as diferenças uns dos outros mudou no decorrer dos dias.

Para Rachel Kuck, doutoranda na Escola de Educação da Universidade de Michigan e parte do Comitê de Programas Educacionais do CISV International, pode ser mais fácil combater o preconceito em crianças que em adultos. “De certa forma, é mais fácil para as crianças porque muitas vezes elas não têm a experiência de vida que materializa suposições negativas sobre outros grupos de pessoas que um adulto pode ter “.

A falta de confiança dos mais jovens pôde ser comprovada no estudo global The Value of Travelling, realizado pela momondo. De acordo com a pesquisa, apenas 36% das pessoas com idades entre 18 e 35 anos acreditam que a maioria das pessoas é confiável. Na faixa etária entre 36 e 55 anos, este índice chega a 40%. Já entre pessoas de 56 a 65 anos, a taxa é de 50%. Os resultados do levantamento também apontam para o poder positivo das viagens, tendo em vista que 61% dos respondentes acreditam que se as pessoas viajassem mais, haveria menos intolerância no mundo.

Para Pedro Correia, responsável pela operação da momondo Brasil, a iniciativa é inspiradora. “No estudo The Value of Traveling podemos ver que 70% de nós acredita que tolerância e respeito pelos outros são as coisas mais importantes que as crianças podem aprender em casa. Por isso é muito encorajador ouvir das crianças no CISV Village como a experiência de encontrar e passar um tempo com crianças de várias partes do mundo abriu suas mentes e deu a elas uma melhor compreensão de outras nacionalidades e culturas.”

A fim de ajudar a espalhar a mensagem para além da vila do CISV, a momondo criou duas atividades escolares educacionais gratuitas, estruturadas para ajudar as crianças a entenderem a importância da tolerância e do respeito mútuos. As atividades Equally Different e Our Colourful World, ensinam como é fácil criar (e remover) rótulos e estereótipos. O material inclui folhas de atividades, guias de ensino e curtas-metragens complementares que ilustram a importância de ter uma mente aberta. Os kits estão disponíveis para download gratuito no link: www.letsopenourworld.com. Na página, também é possível encontrar mais informações sobre o patrocínio da momondo ao CISV e sobre outras iniciativas nas quais a momondo vem trabalhando para tornar o mundo um lugar mais aberto.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*