05 de outubro de 2016 16:10

Whatsapp é a rede social favorita dos brasileiros

Conectados dobraram em quatro anos

Por Redação

WhatsApp, Facebook e Instagram são as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros de acordo com o novo estudo Papo Social 2.0 da agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research. O WhatsApp desponta não só como a rede mais acessada, mas também como a preferida pela grande maioria, 68% dos entrevistados, contra 26% de preferência pelo Facebook e 6% pelas outras.

Foram ouvidas frente a frente 1280 pessoas com mais de 16 anos, de todas as classes sociais e regiões do país. Em 2012, a primeira edição do estudo mostrava que apenas 33% dos entrevistados acessavam alguma rede social, patamar que hoje chega a 69%. No mesmo intervalo, subiu de 2,3 para 2,6 o número médio de cadastros em redes sociais por brasileiro conectado.

Hoje, praticamente nove em cada dez brasileiros conectados a redes sociais acessam o Facebook e o WhatsApp. O Instagram, que é a terceira rede mais acessada, se destaca entre os mais jovens, chegando a ser acessada por 43% dos entrevistados de 16 a 24 anos. Não utilizam redes sobretudo entrevistados idosos, das classes DE e de baixíssima instrução escolar.

Para o CEO da Hello Research, Davi Bertoncello, “o principal motivo para esse aumento radical do uso das redes sociais á a recente e tardia popularização dos smartphones no Brasil, que só no final de 2014 ultrapassaram o número de venda de celulares convencionais”. Segundo Davi, nesse contexto de massificação dos smartphones que impulsionou o uso de todas as redes, o WhatsApp se beneficia ainda mais porque “hoje é fato que há uma maior preocupação dos usuários com a hiperexposição nas chamadas redes abertas, que estão sofrendo com uma diminuição gradual do número de postagens por pessoa”, destaca.

A partir da maior disseminação dos smartphones entre os brasileiros, o estudo Papo Social 2.0 pôde explorar pela primeira vez a utilização de aplicativos e verificou que 67% dos entrevistados utilizam algum app em seu celular. Entre eles, destacam-se o Youtube e o Messenger, do Facebook.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*