07 de dezembro de 2016 01:08

UFF e UFRJ vencem o 4º Desafio de Design

Evento é promovido pela Odebrecht Braskem

Por Redação

unnamedAconteceu na noite desta segunda-feira (5), a cerimônia de premiação do 4º Desafio de Design Odebrecht Braskem, que mobilizou universitários a criarem novas soluções para mobiliários urbanos, utilizando o plástico como matéria-prima. Nesta edição, a primeira no Rio de Janeiro, com o tema central “Mobiliário urbano para espaços em transformação”, os vencedores foram da Universidade Federal Fluminense (UFF) na categoria Alimentação e Apresentações Artísticas, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na categoria Trabalho e Descanso. A iniciativa é da Odebrecht e da Braskem, em parceria com o Rua City Lab.

Os grupos premiados apresentaram peças com design arrojado, que misturaram funcionalidade, sustentabilidade e inovação. Com a premissa de um “descanso na árvore”, a equipe Bosque, da UFRJ, quis oferecer aos cariocas um local para contemplar toda a beleza do novo cais, com um mobiliário sinuoso e de muita sombra. A estudante Vanessa Bernardes, uma das idealizadoras do projeto vencedor falou dos desafios na criação. “Para nós a fase de concepção do projeto foi a mais complexa. Conceber um projeto a partir de produtos produzidos pelos clientes da Braskem foi o momento mais tenso e divertido deste processo”.

Já o conceito adotado pela equipe ÒN, dos estudantes da UFF, foi o mergulho. Os bancos em formato de tubos criam a ideia de bolhas, que ao se juntarem formam um grande espaço para “se conectar e desacelerar”, como diz uma das criadoras do projeto, a estudante Juliane Rodrigues. Sobre a experiência de ter participado do Desafio, ela fala sobre os conhecimentos adquiridos. “Trabalhar com uma equipe competente expandiu meus horizontes na carreira”.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*