15 de outubro de 2016 14:40

SPM prossegue campanha de alerta sobre prevenção do câncer de mama

Projeto já ocorreu em cinco locais da capital baiana

Por Redação

caminhadanodiqueDando prosseguimento à campanha do Outubro Rosa, a Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) segue com uma programação especial até o fim do mês com a finalidade de conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.

Uma das ações que o órgão realiza desde o início do mês é o SPM Itinerante. A iniciativa, que já ocorreu em cinco locais da capital baiana, acontecerá nesta segunda-feira (17), das 14h às 16h, na Igreja Presbiteriana na Praça da Matriz, em São Cristóvão, levando palestra sobre autoexame da mama, agendamento de exames clínicos e mamografia gratuita para mulheres de 50 a 69 anos. Mais seis instituições serão palcos do evento até o dia 31 (confira a programação abaixo).

A campanha será ampliada para o público feminino no dia 23, de 8h às 13h, no Dique do Tororó. Por lá, serão promovidos passeio ciclístico até o Quartel de Amaralina, por meio do Salvador Vai de Bike, e Caminhada Simbólica no entorno do Dique. Quem levar um pacote de leite ganhará de brinde uma camiseta. De acordo com a titular da SPM, Monica Kalile, as atividades, além de levar lazer, têm o intuito de “despertar na população feminina o interesse de se cuidar todos os dias”.

Atendimento gratuito – No Dique do Tororó serão instalados estandes de atendimento gratuito de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, e orientações com temáticas variadas sobre a prevenção do câncer de mama, nutrição, saúde sexual e reprodutiva, focando na prevenção de DST e HIV/Aids.

Na oportunidade, também serão realizadas consultas e cadastramentos nos programas sociais Bolsa Família e Primeiro Passo, além de palestras e agendamentos de 400 mamografias. A criançada poderá se divertir com brincadeiras através do projeto Ruas de Lazer, da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps).

Toda a programação conta com parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e apoios da Semps, Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Instituto Avon e Unijorge.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*