01 de agosto de 2017 01:43

Salvador recebe intensificação de vacinação

Imunização será contra a febre amarela

Por Redação

29_07_2017_dia-da-febre-amarela_5-centro-centenario_fot-bruno-concha_secom__pms-1Salvador recebe neste sábado (29) o Dia D de vacinação contra a febre amarela em cerca de 120 pontos de imunização disponibilizados pela Prefeitura. Entre os postos de saúde e locais estratégicos escolhidos para atender aos cidadãos estão: shoppings, supermercados, escolas, creches, associações e igrejas. A ação de intensificação da imunização ocorre como forma de garantir que o município esteja zerado de casos da doença em humanos, que pode levar ao óbito, na forma mais grave. A mobilização, que segue até as 17h, faz parte do Plano de Ação da Intensificação Vacinal contra a doença deflagrado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

De acordo com Doiane Lemos, subcoordenadora do setor de Imunização da SMS, essa é uma convocação para que as pessoas se mobilizem e compareçam aos postos de vacinação. “Temos um contingente de um 1,4 milhão de pessoas que precisam se vacinar. É importante que a população saiba que a febre amarela é uma doença grave, que pode matar e precisamos da vacina para estrar prevenido. Foi registrada uma quantidade grande no município de morte de macacos e já tivemos registros de mosquitos que transmitem a doença. Não queremos que o homem entre nesse meio porque pode desenvolve o quadro grave da doença”, observou.

A gestora destacou que a mobilização facilita o acesso das pessoas à imunização, tendo em vista que durante a semana muitas têm dificuldade em deixar seus afazeres para se dirigir às unidades de saúde. Ela também relembrou que existem casos graves de febre amarela identificados em outros estados do país. “Em Minas Gerais, por exemplo, eles vivenciaram casos graves e situações muito delicadas, com registros de pessoas com a doença e óbitos”, destacou Lemos.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*