23 de março de 2017 01:54

Prefeitura recolhe sucatas em ação da Semop

Operação já recolheu 314 veículos

Por Redação

sucata-22Dez carcaças de veículos foram retiradas das ruas de Salvador em apenas um dia de operação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Desde o início do ano, foram recolhidos 314 veículos através da Operação Sucata, o que tem gerado benefícios na melhoria da saúde, com o combate de focos do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya, além de evitar a proliferação de animais como cobras e ratos, que fazem ninhos naqueles ambientes abandonados.

Conforme o gestor da Semop, Marcus Passos, a operação está sendo intensificada este ano, sobretudo em locais com maior incidência do problema. “Não nos preocupamos apenas com a remoção dos veículos, mas com a limpeza da cidade, a segurança e o combate a roedores e insetos”. Segundo Passos, a iniciativa contribui ainda para a melhoria da mobilidade de transeuntes e motoristas, pois os carros abandonados obstruem a passagem de pedestres, ocupam uma vaga de estacionamento, além de causar congestionamento, a depender de onde estejam.

De acordo com o chefe do Setor de Proteção da Estética da Cidade (Sepec), Roberto Guerreiro, a iniciativa é fundamental não apenas pelo cenário da cidade, mas principalmente pela contribuição para a melhoria da saúde pública e redução da criminalidade. “Muitos desses veículos que recolhemos serviam de focos para animais peçonhentos e de esconderijo para os marginais realizarem assaltos. Recolhemos inclusive uma van que, provavelmente, servia de refúgio para essas pessoas”, relatou.

Durante três dias por semana, segundas, quartas e sextas, as equipes saem pela cidade à procura de veículos abandonados, verificando também denúncias recebidas pelo setor. Terças e quintas, as equipes recolhem os materiais. Denúncias podem ser feitas através do 156. Os automóveis recolhidos vão para o pátio do Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), na Avenida San Martin (ao lado do Colégio Luiz Eduardo Magalhães), e o proprietário tem 60 dias para retirar o bem. O valor para a retirada é de R$ 830,00 (multa por deixar o carro abandonado, mais o guincho).

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*