25 de julho de 2017 01:40

Estufa cultiva mudas para espaços públicos

Secretário da Seman comemora ação em Salvador

Por Redação

Estufa SEMAN_Foto_Jefferson Peixoto_Secom_PmsPara reduzir os custos da Prefeitura com a aquisição de mudas de árvores, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) mantém um viveiro que já conta com mais de sete mil mudas em desenvolvimento. O espaço é mantido na sede da Diretoria de Operações da pasta, localizada na Sete Portas, e reproduz, prioritariamente, mudas de palmeiras, que serão incorporadas no paisagismo da cidade ao atingir o tamanho ideal. Entre os tipos de palmeiras cultivadas na estufa estão: palmeira imperial e veitchia. A ação é pioneira e teve início há pouco mais de dois meses.

O processo de cultivo das espécies tem início com a seleção das sementes, que são recolhidas de outras árvores adultas da cidade. Este trabalho é realizado por profissionais da Seman, que encaminham para o viveiro o material coletado. No local, elas passam pelo processo de germinação e vão recebendo cuidados específicos – que levam em consideração as especificidades de cada exemplar – para que se desenvolvam de forma sadia e atinjam bom porte, quando poderão ser relocadas para ruas, praças, canteiros e jardins da cidade. Tudo, até a muda atingir as condições necessárias para ser plantada nas vias públicas, durará pouco mais de um ano. Nesse período, ela deverá atingir cerca de um metro e meio de altura. Mais de 10 mil sementes já foram coletadas e armazenadas na estufa.

De acordo com o titular da Seman, Marcílio Bastos, os benefícios com a estufa vão desde a expansão das áreas verdes da cidade até a elevação da autoestima da população. “Temos uma preocupação em fazer políticas de conscientização e preservação do meio ambiente. Além disso, a estufa é um grande investimento para redução de custos com o plantio de vegetais. A ideia é que essas árvores possam beneficiar prioritariamente as áreas mais carentes de Salvador, que receberão exemplares como a palmeira imperial, que é uma espécie relativamente cara e encontrada em hotéis e locais nobres da cidade”, afirmou o secretário.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*