24 de março de 2017 01:59

Especialistas falam sobre câncer no peritônio

Evento será dia 31 de março em Salvador

Por Redação

unnamedMédicos e pesquisadores de diferentes países virão à Bahia. Os especialistas irão debater sobre as mais avançadas técnicas para a cura do câncer no peritônio no Internacional Meeting Moving Foward (HIPEC). O encontro ocorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador.

O evento terá a participação de dez especialistas internacionais, referencias mundiais que irão mostrar o que há de mais moderno no tratamento do câncer que acomete o peritônio, inclusive o inventor desta técnica o Professor Paul Sugarbaker de Washington DC. Representantes de todos os centros brasileiros que realizam o tratamento das metástases Peritoneais com citorredução cirúrgica e HIPEC estarão presentes.

Até algum tempo atrás, pacientes que tinham metástases peritoneais eram considerados pacientes terminais. Faziam quimioterapia paliativa. Hoje, muitos deles podem ser tratados com intenção curativa com o método de citorredução cirúrgica com quimioterapia interperitoneal hipertémica (HIPEC).

Essa técnica de citorredução cirúrgica com quimioterapia está disponível a população, mas poucas pessoas tem o conhecimento. Alguns pacientes do SUS conseguem esse tratamento por via judicial. O Ministério de Saúde recentemente criou um grupo de trabalho para estudar o tema e analisar quais os casos que o SUS irá cobrir o procedimento.

Este é um dos principais assuntos a ser abordado no primeiro Evento Latino Americano com o apoio da Peritoneal Surface Oncology Group International, Sociedade dedicada à disseminação de métodos modernos e eficazes de tratamento de doenças do peritônio. Cirurgiões Oncológicos, Oncologistas Clínicos, Anestesiologistas e Intensivistas terão acesso a conhecer mais o programa multidisciplinar.

Serão apresentados protocolos com discussão das melhores indicações, técnicas cirúrgicas, esquemas de quimioterápicos e um tema fundamental que é o manejo intra e pós-operatório dos pacientes submetidos à citorredução com HIPEC.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*