11 de maio de 2016 20:12

Educadores se reúnem para discutir o ENEM

O evento contará com especialistas que discutirão as mudanças que a avaliação do ENEM trouxe para as escolas

Por Redação

Na próxima quinta-feira (12), será realizado, em Salvador (BA), o Seminário ‘’Otimizando resultados no ENEM’’, promovido pelo Sistema Ari de Sá (SAS). O evento traz palestras sobre as implicações do exame na escola, o método de avaliação com base na Teoria de Resposta ao Item – TRI e os aspectos psicológicos envolvidos durante a preparação do aluno para o ENEM, que serão ministradas por Ademar Celedônio, professor de matemática e diretor de ensino do SAS; Artur Costa Filho, especialista em metodologia do ensino da matemática e diretor de consultoria pedagógica do Sistema; e Raison Pinheiro, diretor de consultoria educacional do SAS.

Durante a primeira palestra, Celedônio apresentará um panorama comparativo da educação brasileira com a de outros países referência na área, como Coréia do Sul e Finlândia. “Precisamos expor as pendências no sistema educacional do país e propor soluções. Também é necessário que as escolas se adaptem a essa Nova Era Digital em que o aluno tem acesso à informação muito mais fácil do que antigamente. Hoje, o papel do professor é muito mais ser um facilitador da construção do conhecimento do que apenas passar conteúdo em sala de aula. Entender essas mudanças é fundamental para o bom desemprenho dos alunos no ENEM”, explica o palestrante.

Já o especialista Artur abordará a Teoria de Resposta ao Item – TRI, que é utilizada nos principais exames do mundo, no Enem e, também, é aplicada nas correções de provas dos alunos do SAS. A TRI é um método que avalia o aluno conforme suas habilidades e competências. “É importante que o aluno tenha um padrão, acertando das questões mais fáceis às mais difíceis. Isso mostra que ele realmente assimilou o conteúdo e não acertou no chute”, esclarece Artur.

Por fim, Raison Pinheiro, explicará sobre os aspectos psicológicos que podem atrapalhar o aluno no ENEM e, como trabalhá-los durante o ano para que não afetem seu desempenho.

Para aqueles que desejam participar do Seminário, as inscrições podem ser realizadas por meio do Fale Conosco do portal do SAS.

Serviço

Data: 12 de maio de 2016

Horário: 15h às 18h30

Local: Hotel Deville Prime Salvador – Rua Passárgada, S/N – Itapuã, Salvador – BA

Inscrições: www.portalsas.com.br/2012-09-28-19-17-18/fale-conosco-portal-sas

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*