09 de outubro de 2017 19:45

Codesal certifica voluntários do Nupdec

Evento foi realizado na Escola Municipal Novo Horizonte

Por Redação

nupdec_3Cento e onze moradores de Novo Horizonte foram certificados na tarde desta quinta-feira (5) como voluntários do programa Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), em evento realizado na Escola Municipal Novo Horizonte. A atividade faz parte da estratégia municipal de estreitar laços e instruir os cidadãos sobre atitudes que possam prevenir acidentes. Estiveram presentes na solenidade o chefe de Gabinete do Prefeito, João Roma, a diretora geral das Prefeituras-Bairro, Ana Paula Matos, representantes da Ouvidoria, professores e gestores da unidade escolar, lideranças comunitárias e outros gestores municipais.

O diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, explicou que esta ação terá resultados positivos que poderão ser percebidos no dia a dia das comunidades, sobretudo em épocas de chuvas. “É uma série de treinamentos que visa orientar os moradores de áreas de risco a se prevenir em episódios de chuvas, para que eles saibam como proceder. A formação envolveu engenheiros, arquitetos, assistentes sociais, ou seja, é uma equipe multi-setorial atuando”, explicou o gestor.

O treinamento consiste em explicação do projeto; papel da Defesa Civil; e órgãos parceiros de trabalho (como as Secretarias de Manutenção, Cidade Sustentável e Inovação e Infraestrutura e Obras Públicas). Também passam por uma instrução de percepção de risco sobre rachaduras. Há ainda um momento sobre a atuação do Corpo de Bombeiros, noções de primeiros socorros, e como utilizar de forma correta utensílios como botijões e registro de gás de cozinha para evitar acidentes.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*