14 de outubro de 2016 02:07

Exposição de Almira Reuter retrata a imigração italiana no Brasil

Evento acontece no dia no dia 18 de outubro

Por Redação

unnamed (1)A artista plástica mineira Almira Reuter expõe suas obras sobre a imigração italiana no Brasil na exposição “Mémorias do Brasil Almira Reuter”, no dia 18 de outubro, às 18h30, na prestigiada Galeria Tibaldi Arte Conteporanea em Roma, na Itália.

Abaixo, o crítico de arte César Romero expõe o seu ponto de vista através do texto Homenagem e Cultura, sobre a artista e a exposição.

Homenagem e Cultura

Almira Reuter a cada exposição muda o assunto, apenas a aparência, permanece a natureza das coisas. A artista é uma contadora de histórias, tem essa vocação memorialista e indo expor na Itália, ela de origem alemã, decidiu homenagear o povo italiano no processo imigratório a partir de 1900, nesta sua exposição “Almira Reuter Memórias do Brasil”. Estudou cuidadosamente o tema, das embarcações que chegavam, das esperas no cais, das trilhas a andar, das viagens de trem, caminhão até as lavouras de café, uva, para a sobrevivência. Era a mão de obra livre, quando se anunciava o fim próximo da escravidão.

Almira faz homenagem a personagens do cinema como Mazzaropi ator e cineasta, filho de imigrantes italianos, O Lambe-lambe uma forma de arte urbana antiga, que hoje ganha espaço nas decorações temáticas. Também a pintores como Chagall, Volpi e Portinari e ainda Pietro Maria Bardi e Lina bo Bardi, todos de ascendência italiana.

A cultura brasileira é plural, os imigrantes todos eles, contribuíram tanto com nosso desenvolvimento industrial como nossa cultura.

Serviço
Exposição “Memórias do Brasil Almira Reuter”
Data: 18 de outubro (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Tibaldi Arti Contemporanea
Endereço: Via Panfilo Castaldi, nº 18, 00153 – Roma, Italia

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*