01 de dezembro de 2016 01:17

Escola de samba de São Paulo homenageia Salvador em 2017

Desfile contará trajetória da capital baiana

Por Redação

unnamedA Unidos do Peruche, tradicional escola de samba da zona Norte de São Paulo, homenageará no Carnaval de 2017 a cidade de Salvador. Na avenida, a escola fará homenagens à formação da capital da Bahia, à luta pela independência, às festas populares, ao sincretismo religioso e, é claro, da maior festa de rua do mundo, a folia momesca de Salvador. O desfile será assinado pelos carnavalescos Murilo Lobo e Sérgio Caputo Gall, que estão a todo vapor para a preparação da festa. “A Peruche no maior axé exalta Salvador, cidade da Bahia, caldeirão de raças, cultura, fé e alegria” é o tema do enredo.

No desfile, uma cronologia da história da cidade, a formação do povo brasileiro a partir dos europeus, índios e negros, a criação de uma capital marcada por fortes, além de uma homenagem aos grandes nomes da luta pela independência, a exemplo das guerreiras Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica, incluindo as figuras do caboclo e da cabocla. Também marcará o desfile a convivência do candomblé com o catolicismo, passando pelas festas religiosas da Conceição da Praia, Iemanjá e Lavagem do Bonfim. E não poderiam faltar referências à culinária, às praias e às artes produzidas na cidade.

“Por fim, homenagearemos o Carnaval de Salvador, que é a maior festa popular de rua do mundo, com o afoxé Filhos de Gandhy, Ilê, Olodum, Araketu, Timbalada. Teremos ainda a Fobica, que é uma referência a esses artistas incríveis que construíram a história desse Carnaval, que é único no mundo. É uma declaração de amor a Salvador que nasceu no meu coração e que hoje passa por todos os integrantes da Peruche. Estou bem feliz de poder fazer essa homenagem à cidade de Salvador, que tanto gosto. Estou contente de levar isso ao Anhembi”, celebrou o carnavalesco Murilo Lobo.

A festa em São Paulo será motivo de alegria também em Salvador, como relata o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington. “Salvador é uma cidade querida em todos os cantos do país. A nossa cultura faz parte da história do Brasil. Então, para nós, é uma honra receber essa homenagem, ter parte de nossas raízes, nossas músicas, nossa gastronomia, nossas belezas naturais e nosso povo sendo exaltados nacionalmente. É realmente muito especial ser lembrado por uma escola de samba tão tradicional, como é a Escola Unidos do Peruche, ainda mais em uma data que é tão importante para nós, que é o Carnaval”.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*