15 de outubro de 2016 14:43

TGM e Espaço da Barroquinha recebem exposição “A Arte da Lembrança”

Mostra reúne 123 imagens de 36 artistas brasileiros desde a década de 1930

Por Redação

zzexpO Teatro Gregório de Mattos (TGM) e o Espaço Cultural da Barroquinha abrem as portas das galerias da Cidade e Juarez Paraíso para o público prestigiar a exposição itinerante “A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira”. A mostra apresenta um percurso iconográfico de um sentimento pessoal e universal registrado em um arco de 80 anos, a partir da década de 1930 até 2014, nos estados da Bahia, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A visitação pode ser feita até 11 de dezembro, de quarta a domingo, das 14h às 19h.

São 123 imagens de 36 artistas brasileiros ou residentes no país, incluindo sete baianos – Adenor Gondim, Aracy Esteve Gomes, Aristides Alves, Iêda Marques, Lita Cerqueira, Luciano Andrade e Voltaire Fraga. A montagem da exposição em Salvador é resultado da parceria do Itaú Cultural com a Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) da Prefeitura de Salvador.

Com curadoria de Diógenes Moura, pesquisa de Samuel de Jesus e projeto expográfico de Henrique Soares e Érica Pedrosa, do Itaú Cultural, A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira chega a Salvador tendo passado antes por São Paulo e Belém. Em janeiro, a iniciativa segue para Fortaleza. “A Arte da Lembrança convida o espectador a iniciar um percurso singular em um espaço de associação de ideias onde se juntam as experiências sensíveis que detemos do mundo”, observa o curador.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*