16 de abril de 2017 22:45

Obra apresenta caminhos da escultura brasileira

Palacete das Artes foi o cenário escolhido

Por Redação

arteO Palacete das Artes será o cenário escolhido para o lançamento do Escultura Contemporânea no Brasil – Reflexões em Dez Percursos, que acontece no próximo dia 19 de abril, a partir das 19 horas. A obra é resultado de três anos de intensa pesquisa do professor e curador carioca Marcelo Campos e será lançada pela Editora Caramurê. A publicação mapeia a produção escultórica brasileira a partir dos anos 1960 sob dez critérios temáticos.

A princípio a ideia era se fazer um livro com um pequeno grupo de escultores mas Campos, a partir de um primeiro levantamento, aceitou o desafio de trabalhar um contorno conceitual mais abrangente o que resultou em uma obra de fôlego, com suas 420 páginas e 300 ilustrações. “Não existe no Brasil uma obra com esse porte sobre o tema e só conseguimos realizar este projeto por conta da coragem e talento do Marcelo Campos” comenta o editor Fernando Oberlaender. O patrocínio é da Global Participações em Energia S.A. (GPE), através da Lei de Incentivo à Cultura do MinC.

“Decidi fazer uma pesquisa mais extensa, olhando para artistas e obras canônicas, trabalhos que estabeleceram ou consolidaram mudanças de paradigma”, explica o autor. “Percebi, nesse levantamento, vertentes conceituais que me chamaram a atenção e optei por essa configuração”, completa.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*