10 de janeiro de 2017 00:19

Livro de contos “A Boa Bicha” tem lançamento em Salvador

Obra é do escritor Sérgio Rodrigo

Por Redação

unnamed-2O livro de contos “A Boa Bicha”, de Sérgio Rodrigo, será lançado neste sábado, dia 14 de janeiro, às 15 horas, na Boto-cor-de-rosa Livros, Arte e Café. A estreia do autor na literatura é resultado de escritas experimentais realizadas ao longo de 11 anos. Na ocasião do lançamento, o autor fará uma breve apresentação do livro, seguida de leitura dramática de alguns de seus contos pelos atores Hamilton Lima e Márcia Andrade e pelo poeta Alex Simões.

A Boa Bicha é um livro que foge dos padrões. Sérgio optou por usar o termo bicha e não o homossexual, pois, para o autor, o conceito politicamente correto é higienizado e capturado. “Os sujeitos gays de fato se chamam de bicha, de ‘viado’, nunca de homossexual. Homossexual é como a ciência heterocentrada, eurocêntrica e branca nos chama. A gente é bicha mesmo”.

No decorrer dos 16 contos do livro, Sérgio Rodrigo supre, por meio do texto escrito, a necessidade de dar voz e visibilidade a algumas vivências no processo de ser bicha, baseado em como os corpos estão se relacionando entre si e com os espaços e os lugares, sejam eles físicos ou simbólicos. É um convite à descoberta da força da pluralidade, da diferença e das sexualidades através da arquitetura da cidade.

“Meu trabalho fala de vivências e de lugares em que eu caminho, inclusive afetivamente e politicamente. Parte da discussão do livro é tensionar algumas subjetividades e fazer aparecer sujeitos bichas que existem para além de qualquer conservadorismo”, acrescenta o escritor.

Sérgio Rodrigo explica que procurou trabalhar com uma experiência de sexualidade que não surja como um peso para o sujeito, mas como linha de fuga, lugar de liberação. “Tento dar carne a muitos de nós que são colocados na sociedade como sujeitos menores, abjetos. Ao mesmo tempo não idealizo essas subjetividades, mas tento mostrá-las por dentro, com toda sua beleza de corpo”.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*