09 de dezembro de 2016 15:34

Debate sobre as pluralidades marca lançamento de revista

Sustentabilidade, arte, tecnologia e cidades são temas tratados

Por Redação

unnamed“A revolução digital é a revolução da comunicação. A tecnologia facilitou o acesso a informação e ao empoderamento”. Com essa frase Marcelo Branco, co-idealizador do projeto Conexões Globais, abriu o debate Comunicação, transformações e as pluralidades do novo século, que marcou o lançamento da terceira edição da Revista Objectiva, na noite dessa terça-feira (06/12), no Teatro Vela Velha, em Salvador. A revista é uma publicação da Objectiva Comunicação – empresa liderada por Anaiçara Góes, Marta Dória e Miguel Silveira -, e tem como foco a discussão de temas inquietantes e tendência da sociedade. “Como profissionais de comunicação, nos sentimos na obrigação de assumir uma clara posição frente ao que entendemos e percebemos acerca do que está acontecendo à nossa volta”, ressalta Miguel Silveira, diretor da Objectiva Comunicação em sua fala inicial.

Segundo Marcelo Branco, que foi diretor geral da Campus Party Brasil – um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e cultura digital do mundo -, a revolução tecnológica não é só uma revolução da modernidade, mas provoca mudanças em como a sociedade se relaciona. “Nós podemos ter uma sociedade com mais liberdade, mas também podemos ter uma sociedade com hipervigilância. As escolhas é que vão definir o que vamos viver”, sentencia Branco. Ainda de acordo com o estudioso, “até os mass media estão mudando a forma de hierarquizar a informação devido a influência do público nas redes sociais”, completa.

Para o professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Nelson Pretto, que também participou do debate, “o desafio da contemporaneidade imposto pelo digital é encontrar as respostas quando as perguntas já não são as mesmas. O volume de informação muda a cada 11 horas”, afirma o doutor em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*