05 de março de 2017 22:25

Antonio Fábio volta aos palcos com ‘Major Oliveira’

Espetáculo fica em cartaz no Pelourinho

Por Redação

unnamed-1Recém-chegado das gravações de ‘13 dias longe do sol’, seriado protagonizado por Selton Mello e Carolina Dieckman em parceria com a O2 filmes e a Globo, o ator Antonio Fábio retorna a Salvador para mais uma temporada de Major Oliveira. A peça volta em cartaz no dia 08 de março no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, às 19:30, e segue em temporada às quartas e quintas do mês, até o dia 23.

A peça narra a história de um Major abandonado no asilo pelos filhos logo após a instalação da Comissão da Verdade no Brasil e de como ele tenta encontrar o controle sobre algo em sua vida. Ao perceber que a situação de seu corpo, de sua família e da política do país não são é mais controlada por ele, o Major se coloca em teste resolvendo perturbar a paz daqueles que o visitam na manhã de domingo onde o espetáculo se passa.

A visita de um enfermeiro e uma Testemunha de Jeová naquele dia levam o Major a tentar bruscamente relembrar seus tempos de torturador durante o Regime Militar. O confinamento no asilo conduz o protagonista da peça a refletir sobre as convicções morais, filosóficas e religiosas tidas durante a vida.

Para o dramaturgo e diretor Daniel Arcades, “o espetáculo estampa a face do opressor e conta uma história de derrota, como pouco vemos nesses casos. Estamos acostumados a ver indivíduos como o Major apenas em situação de poder. Partimos da falência destas pessoas, queremos saber o que eles sentem quando não conseguem mais oprimir. É uma história sobre envelhecer”.

Antônio Fábio, ator que dá vida ao personagem e também diretor da obra, ao falar sobre o desafio de encarar personagem tão forte em um monólogo afirma que “todas as características de um sujeito com uma formação ditatorial está lá: ele é misógino, racista, homofóbico e tudo que se possa pensar sobre preconceito”.

“Dar vida ao Major é prestar atenção nos nossos pais, avós, nos coronéis, nas famílias tradicionais. É saber que além de um corpo se findando, existem ideias que permanecem”, declara o ator.

SERVIÇO:
O quê: Espetáculo teatral “Major Oliveira”
Onde: Teatro Sesc-Senac Pelourinho, Largo do Pelourinho, 19 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-280 Telefone: (71) 3324-4520
Quando: 08 a 23 de março (quartas e quintas) às 19:30
Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Faixa etária: 14 anos

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*