11 de janeiro de 2017 02:10

Filme brasileiro disputa em Festival de Berlim

‘Joaquim’ conta a história de Tiradentes

Por Redação

julio-machado-em-joaquim-1484055960733_v2_900x506O Brasil foi selecionado para participar da competição oficial do Festival de Berlim de 2017 com o filme “Joaquim”, de Marcelo Gomes (“Cinema, Aspirinas e Urubus”), sobre o herói Tiradentes vivido no longa por Julio Machado. O Festival se realiza entre 9 e 19 de fevereiro.O filme aborda o período em que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, toma consciência dos problemas sociais ao seu redor e da exploração da Coroa Portuguesa. Líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da Independência do Brasil, Tiradentes, nasceu em Minas Gerais em 1746.

Sobre ele recaiu a responsabilidade pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792 e teve seu corpo esquartejado. O papel de mais destaque de Júlio Machado foi na TV, no papel de Clemente em “Velho Chico”. Seu personagem era o fiel jagunço do coronel Afrânio (Rodrigo Santoro). O ator também participou na novela “Império”.

Paul Verhoeven, diretor de um dos filmes mais falados do ano, “Elle”, presidirá o júri do Festival.

“Logan”, terceira aventura solo de Wolverine, e “T2 Transpoiting”, sequencia do filme de 1996, foram anunciados fora da competição.

Outros dois longas brasileiros, “A Mulher do Pai” e “As Duas Irenes”, foram selecionados para a Mostra Generation, com temática jovem, do Festival de Berlim de 2017. Há ainda o curta “Está Vendo Coisas”, de Bárbara Wagner & Benjamin de Burca na competição.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*